Aprenda a investir em ações de forma simplescom este guia passo-a-passo

Investir em ações é, nada mais, nada menos do que comprar ações de propriedade de uma empresa. Quando se compra ações a uma empresa, espera-se que, com o tempo, estas se tornem mais valiosas, de modo a que possa depois vendê-las a um preço superior ao que comprou inicialmente.

Mas é preciso ter noção de que o investimento em ações não é um negócio a curto prazo. Um dos truques dos especialistas em ações é ter uma carteira de investimentos diversificados ao invés de apostar somente numa empresa e manter-se atento às mudanças do mercado, para saber quando investir e quando vender.

Se gostaria de investir em ações, mas não sabe como começar, então siga este nosso guia:

1. Escolha a entidade certa onde investir

Geralmente, para investir em ações, é necessário uma conta de investimento. Existem inúmeras corretoras disponíveis que permitem que compre ações, fundos e outro tipo de investimento. Assim sendo, deve analisar algumas e determinar qual se adapta melhor a si e aos seus objetivos.

De forma geral, deve procurar uma corretora que tenha disponível cotações online e gráficos rápidos, que lhe permitam analisar o mercado rapidamente. Outra vantagem a procurar é um construtor de robôs de negociação, para maximizar lucro sem grandes perdas de tempo. Portanto, deve criar a sua conta, fazer um depósito e começar a investir.

2. Defina um orçamento para o seu investimento

Estipular um orçamento sem olhar para o mercado de ações é um erro. Isto porque as ações não têm todas o mesmo valor. De facto, algumas podem valer meia dúzia de euros, enquanto outras valem milhares de euros.

Assim sendo, deve explorar um pouco o stock trading, ver quais as ações em que está interessado e o valor de cada ação e só depois definir o orçamento.

3. Foque-se neste mercado a longo prazo

Os investimentos no mercado das ações demonstraram ser uma das melhores formas de adquirir riqueza a longo prazo. Ao longo das décadas, tem-se vindo a reparar que o retorno médio do mercado de ações é de 10% por ano – note-se que esta é apenas uma média.

4. Aprenda a gerir a sua carteira de ações

Uma vez que tenha comprado ações em uma ou mais empresas, deve fazer um esforço por verificar o seu investimento regularmente, para garantir que está tudo de acordo com as suas metas de investimento.

Se a sua carteira de ações for muito focada num certo setor, considere diversificar e expandir o seu investimento para outras áreas.

Siga todos os passos acima mencionados e certamente conseguirá adquirir retorno do seu investimento.